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Publicado em 27 de outubro de 2025
Você RH

O perfil do gestor mudou e as entrevistas de emprego para líderes executivos também

Com a chegada do trabalho remoto, do olhar mais atento à diversidade no ambiente corporativo e de um cuidado maior à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores, o perfil da alta gestão mudou – ou deveria mudar, inclusive durante processos seletivos. “As entrevistas de emprego para as posições de liderança executiva têm sido conduzidas de maneira diferente”, afirma o headhunter Lúcio Daniel, sócio da EXEC.

“Hoje, nós investigamos se o executivo evoluiu seu estilo de liderança para uma postura mais empática, aberta, inclusiva e baseada em propósito”, descreve o especialista, que também avalia se o candidato tem habilidade para lidar com a diversidade e capacidade de engajar times que trabalham online, sem encontro presencial.

Outro aspecto apontado por ele é a importância do preparo desse “novo líder” diante dos desafios geracionais. “Os jovens da geração Z costumam chegar ao mercado de trabalho com uma ansiedade maior do que os profissionais mais velhos”, explica Lúcio. “Isso demanda do gestor a competência de identificar esse sentimento na equipe, para transmitir segurança, além de oportunidades de projetos, investindo em trilha de carreira e deixando-os cada vez mais confortáveis”.

 

Uma preparação completa

No entanto, o sócio da EXEC ressalta que a maioria dos líderes não se prepara e fica apreensiva para as entrevistas de emprego. “É raro ver um executivo totalmente pronto”, assume o headhunter. E isso vai além das mudanças do perfil para o cargo. “Muitas vezes vejo os candidatos pegando trânsito para chegar ao local da entrevista ou abrindo o link em cima da hora, quando a conversa é digital”.

De acordo com Lúcio, para se sair bem neste primeiro contato, é importante que ele tenha noção profunda com quem vai falar. “Além de cuidar da apresentação, pontualidade e simpatia, o executivo deve fazer um mergulho na empresa, conhecer sua história, saber quem são os investidores, estudar o organograma, os aspectos culturais, valores e propósito da marca”, descreve. “Tudo isso aumenta a chance de uma boa conversa e de demonstrar ao entrevistador relação com os valores da empresa e com aspectos técnicos da posição”.

 

Confira um passo a passo indicado pelo especialista para ajudar executivos nesta etapa da carreira:

  1. Fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa: é fundamental conhecer e se integrar ao contexto da organização para demonstrar entendimento e interesse na hora da entrevista. Isso pode ser feito em sites públicos.
  2. Mostrar a sua relevância: destacar experiências e habilidades para a posição, inclusive de projetos e cases com cenários iniciais que revelam o papel e a influência do candidato não só no resultado, mas também no desenvolvimento.
  3. Praticar uma boa comunicação: ser claro, conciso e direto ao expressar as ideias. Importante evitar respostas muito longas, que cansem o entrevistador, ou vagas, que o deixam confuso.
  4. Demonstrar entusiasmo pela oportunidade: transmitir contentamento ajuda na hora de valorizar os pontos fortes e destacar as contribuições para o próprio crescimento dentro da empresa.
  5. Manter postura profissional: mostrar confiança, cuidando para não ser arrogante. A empatia também é será observada. “Então, seja gentil e seja um bom ouvinte”.
  6. Fazer um follow-up após a entrevista: enviar um agradecimento pela chance de participar do processo seletivo, sem questionar a performance, e se colocando à disposição para integrar os próximos passos, pode demonstrar respeito.
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